Ventilação Natural
A ventilação natural refere-se ao aproveitamento do movimento das correntes de ar para climatizar o ambiente e torná-lo mais agradável.
Significado de Ventilação Natural
A ventilação natural consiste no uso do movimento das correntes de ar, ou seja, do vento, para climatizar um ambiente. Além de garantir um conforto térmico, é capaz de tornar o espaço mais agradável e adequado sem utilizar a energia elétrica. Para usufruir da ventilação natural numa edificação, é preciso projetá-la arquitetonicamente. Este conceito é conhecido como “Arquitetura Bioclimática”.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Sistemas de Ventilação Natural
Existem alguns tipos de sistemas projetados arquitetonicamente que proporcionam a ventilação natural numa edificação. Alguns deles são: 1 - Ventilação natural cruzada: é o sistema mais utilizado nas edificações. Para ser idealizado, conta com aberturas em paredes opostas ou adjacentes para criar uma corrente que permita a circulação do ar. Ele renova o ar e diminui a temperatura interna. 2 - Ventilação natural induzida: utiliza-se um sistema de indução térmica para arrefecer o ambiente. São posicionadas aberturas próximas ao solo para que o ar fresco entre no espaço e empurre a massa de ar quente para cima. 3 - Efeito chaminé: é muito utilizado nos edifícios verticais. Nele, o ar frio exerce pressão sob o ar quente e força-o a subir, de forma semelhante à ventilação induzida. No efeito chaminé, áreas abertas pelo centro do projeto ou torres permitem que o ar circule pelo ambiente e saia pela cobertura, através de aberturas ou exaustores eólicos.
Vantagens da Ventilação Natural
O vento é um recurso natural, gratuito, renovável e limpo. Por essas e outras razões, a ventilação natural apresenta muitas vantagens, como:
- Reduz o uso de equipamentos eletrónicos para climatizar o ambiente.
- Reduz o consumo de energia elétrica.
- Contribui para o uso sustentável das energias.
- Reduz o impacto ambiental causado pela geração de eletricidade.
- Evita o desenvolvimento de fungos e bolores nos espaços, uma vez que retira a humidade.