Velocidade do motor
A velocidade do motor determina a velocidade de rotação do eixo, isto é, o número de voltas completas por unidade de tempo.
Significado de Velocidade do Motor
A velocidade do motor representa a magnitude da velocidade rotacional do eixo do mesmo. Convém mencionar que a rotação significa os giros, isto é, o número de voltas completas do eixo do motor por uma determinada unidade de tempo. Em geral, a rotação é expressa em rpm, que significa rotação por minuto.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como calcular a Velocidade do Motor?
Para calcular a velocidade do motor, isto é, a sua rotação, é necessário ter conhecimento da frequência da rede à qual ele está conectado e o número de polos do motor. Assim, é preciso multiplicar a frequência da rede em Hertz (Hz) por 60 (que é o fator de conversão para rotação em minutos) e dividir o resultado pelo número de pares de polos do motor. Convém mencionar, então, que a rotação de um mesmo motor pode ser alterada apenas quando é utilizada uma outra frequência na rede de alimentação, uma vez que a sua quantidade de polos não se altera. Além disso, como se pode perceber, quanto maior a frequência, menor a rotação do motor. Do mesmo modo, quando maior o número de polos, menor a rotação do motor.
Porque é importante conhecer a Velocidade do Motor?
Conhecer a velocidade do motor é fundamental por diversos aspectos. O primeiro e principal deles é que, ao ter conhecimento sobre a rotação, é possível encontrar formas de não forçar o motor. Isto porque, quanto mais o motor é forçado no seu funcionamento, seja ele elétrico ou a combustão interna, mais energia será necessária. Logo, maiores serão os gastos. Além disso, uma segunda importante questão é que, quando se desconhece a velocidade do motor e, consequentemente, este equipamento é forçado, pode haver danos noutros componentes, módulos eletrónicos e acessórios. Portanto, além de contribuir para a economia, esse conhecimento pode aumentar consideravelmente a vida útil do motor.