Transição justa
A transição justa refere-se à transição gradual de uma economia baseada em fontes de energia fósseis para uma economia baseada em fontes de energia renováveis.
Significado de Transição justa
A transição justa é um conceito que se aplica às mudanças estruturais nas matrizes energéticas a longo e curto prazo, que têm ocorrido em todo o mundo. Trata-se da transição da utilização de fontes de energia não renováveis para as fontes de energia renováveis. A transição justa é motivada por um conjunto de fatores, com destaque para a disponibilidade de combustíveis fósseis e as necessidades ambientais de redução de emissões de gases com efeito de estufa.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
A Transição Justa e as fontes de energia limpa da atualidade
Nesta fase em que nos encontramos enquanto sociedade, e no que diz respeito à transição justa, podemos destacar as principais fontes de energia limpa utilizadas em todo o mundo, tais como:
- Energia solar: a energia solar é obtida a partir da radiação solar e pode ser captada através de painéis solares.
- Energia eólica: a energia eólica é gerada a partir da força dos ventos.
- Energia hídrica: a energia hídrica é gerada a partir da força da água em movimento, como rios ou quedas de água. Trata-se de uma fonte de energia renovável, mas que pode impactar o ambiente em alguns casos.
- Energia geotérmica: a energia geotérmica é gerada a partir do calor proveniente do interior da Terra.
- Energia de biomassa: a energia de biomassa é gerada a partir da queima de materiais orgânicos, como madeira, resíduos agrícolas e de produção de alimentos.
- Energia das ondas: a energia das ondas é gerada a partir do movimento das ondas do mar.
Convém destacar que, mesmo durante a transição justa, é natural que algumas destas fontes não sejam 100% limpas e impactem a natureza em alguma medida. Afinal, cada uma possui vantagens e desvantagens em relação ao custo, impacto ambiental e disponibilidade.
Como a Transição Justa está a ocorrer em Portugal
Portugal é um país que tem conquistado cada vez mais destaque relativamente à utilização de fontes de energia renováveis e à sua transição justa. De acordo com a REN – Redes Energéticas Nacionais, em 2021, 59% do consumo de eletricidade em Portugal foi abastecido com energias renováveis. Entre as principais fontes, destacam-se:
- Energia eólica: representa 26% das fontes de energia renováveis.
- Energia hidroelétrica: representa 27%.
- Biomassa: representa 7%.
- Energia fotovoltaica: representa 3,5% das fontes de energia renováveis.
Apesar de a energia fotovoltaica ser a menos representativa neste cenário de transição justa, convém destacar o seu crescimento de 37% em relação a 2020.