Sistema Energético
O sistema energético está associado às fontes energéticas utilizadas para a produção de energia e sua posterior transmissão, distribuição e consumo.
Significado de Sistema Energético
O sistema energético está fundamentado nas fontes energéticas utilizadas para a produção, transmissão, distribuição e consumo de energia, seja ela elétrica ou de outro tipo. Ou seja, está relacionado com a matéria utilizada para a geração de energia. Ao contrário do sistema elétrico, que está interessado apenas na energia elétrica e na entrega desta aos consumidores, o sistema energético tem relação direta com as fontes utilizadas na produção da eletricidade e de quaisquer outras energias.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
O uso das fontes energéticas
Quando falamos de fontes energéticas, referimo-nos aos materiais utilizados para a geração de energia. Esta, por sua vez, pode ser aplicada em diversos setores, como: indústria, transportes, residências, comércios e agropecuária. Neste sentido, as fontes energéticas podem ser utilizadas para a produção de energia elétrica, para a locomoção dos meios de transporte, para o funcionamento de máquinas industriais e da agropecuária, entre outros. Convém destacar que estas fontes subdividem-se em não-renováveis e renováveis. As primeiras não são repostas na natureza em tempo útil, ao contrário das segundas, que se recompõem na natureza.
A descarbonização do Sistema Energético
A maioria das fontes de energia utilizadas no sistema energético mundial ainda são convencionais e derivadas de combustíveis fósseis. Estes, por sua vez, além de serem fontes não-renováveis, emitem gases poluentes e com efeito de estufa para a atmosfera. Isto quer dizer que as indústrias, os meios de transporte, a agropecuária e a eletricidade ainda têm relação com os impactos ambientais sofridos pela Terra. Neste sentido, é preciso encontrar formas de descarbonizar o sistema energético. Para isso é preciso que haja uma substituição dos combustíveis fósseis pelos renováveis e limpos. Desta forma, a energia produzida será verde e sustentável e existirá uma redução da emissão de dióxido de carbono e de outros gases poluentes.