Sistema Elétrico Nacional (SEN)
O Sistema Elétrico Nacional (SEN) desenvolve atividades responsáveis por assegurar a disponibilização de energia elétrica de forma adequada aos consumidores.
Significado de Sistema Elétrico Nacional (SEN)
O Sistema Elétrico Nacional (SEN) consiste num conjunto de princípios, organizações, agentes e instalações elétricas que têm como responsabilidade disponibilizar eletricidade aos consumidores. A gestão técnica global do SEN é de responsabilidade do operador da Rede Nacional de Transporte (RNT), que processa em conformidade com os termos previstos no Decreto-Lei nº 172/2006, de 23 de agosto.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Os agentes que operam no Sistema Elétrico Nacional (SEN)
Os agentes que operam no Sistema Elétrico Nacional (SEN) são:
- Operador da Rede de Transporte
- Operador da Rede de Distribuição
- Comercializador de Último Recurso
- Comercializador em Regime de Mercado
- Produtor em Regime Ordinário
- Produtor em Regime Especial
- Operador Logístico de Mudança de Comercializador
Cada um destes agentes possui responsabilidades específicas, que podem estar relacionadas à geração, transmissão, distribuição e/ou medição da energia elétrica. No entanto, a finalidade é a mesma: garantir a eficácia do sistema elétrico português.
O operador da Rede de Transporte
O operador da Rede de Transporte (ORT) em Portugal é a REN – Rede Elétrica Nacional, responsável por desempenhar a atividade de transporte de eletricidade e garantir o funcionamento, planeamento e o desenvolvimento da RNT. Isto quer dizer que é da sua responsabilidade permitir o transporte de energia elétrica desde a sua produção até às redes de distribuição ou até aos consumidores que recebem a eletricidade em muito alta tensão (MAT). Além disso, o ORT é responsável por garantir a segurança e a continuidade do abastecimento de energia elétrica, bem como coordenar a gestão dos mercados de operação. Como envolve muitos aspetos e questões técnicas, o planeamento da RNT deve ser realizado para um período de 10 anos. Nesse sentido, deve levar em consideração os possíveis cenários de desenvolvimento a médio e longo prazo.