Reação nuclear
A reação nuclear é uma reação durante a qual ocorre a modificação de um ou mais núcleos atómicos, como acontece na fissão e na fusão nuclear.
Significado de Reação Nuclear
A reação nuclear corresponde a uma reação que envolve a mudança de um ou mais núcleos de átomos. Nesse sentido, se dois núcleos se aproximam, estes podem interagir através da força nuclear. Convém mencionar que esta reação pode ser exotérmica, quando há a libertação de energia, ou endotérmica, quando é preciso energia externa para que o processo ocorra.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Tipos de Reação Nuclear
Em termos gerais, a reação nuclear pode ser de dois tipos: fissão e fusão nuclear. Na fissão, ocorre a divisão de um núcleo atómico pesado noutros dois elementos mais leves. Este processo liberta uma enorme quantidade de energia na forma de calor. O elemento mais utilizado nesta reação é o urânio. Já na fusão nucelar, ocorre a união de dois átomos e forma-se um terceiro. Esta reação liberta uma enorme e imensurável quantidade de energia. A luz e o calor das estrelas e do Sol são exemplos desta reação. Ambas as reações são exotérmicas e podem ser utilizadas para a produção de energia. No entanto, ao contrário da fissão, a fusão nuclear não gera o lixo radioativo.
A Energia Nuclear
A energia nuclear é o produto das reações nucleares mencionadas anteriormente. Ela pode ser utilizada para a geração de energia elétrica. Ocorre que a energia libertada no processo na forma de calor é utilizada para aquecer a água, que vaporiza e movimenta uma turbina através da pressão de vapor. Logo, essa energia mecânica é convertida em energia elétrica. Tudo isto ocorre numa instalação chamada central nuclear. A reação mais comum utilizada para a produção de energia é a fissão nuclear. No entanto, como a mesma liberta lixo radioativo, a fusão nuclear tem tido maior destaque. Isto quer dizer que muitos países têm investido recursos para o desenvolvimento de reatores que sejam capazes de produzir a eletricidade a partir da fusão nuclear.