Radiação Solar
A radiação solar é a energia emitida pelo Sol. Esta modalidade de energia é transmitida sob a forma eletromagnética em várias frequências e comprimentos de onda.
Significado de Radiação Solar
A radiação solar refere-se à energia emitida pelo Sol sob a forma de ondas eletromagnéticas. Essas ondas, por sua vez, não precisam de um material para se propagarem, podendo até propagar-se no vácuo. Dessa forma, conseguem atravessar o espaço e alcançar a Terra sem interferências. A energia, a visibilidade e o poder de penetração da radiação solar são estipulados pela frequência e pelo comprimento de onda.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Tipos de radiação solar
Conforme a sua frequência e o seu comprimento de onda eletromagnética, a radiação solar pode apresentar-se em três tipos de raios. São estes os raios infravermelhos, ultravioletas e visíveis:
- Raios infravermelhos: apesar de não serem vistos, são sentidos sob a forma de calor. Uma parcela da radiação infravermelha emitida é absorvida pelas nuvens e pelo CO2, criando o efeito de estufa natural. Este fenómeno é essencial para manter o planeta aquecido e evitar grandes variações de temperaturas entre o dia e a noite.
- Raios ultravioletas: esta radiação não é visível ao olho humano e pode ser subdividida em UVA, UVB e UVC, de acordo com o seu comprimento de onda. Os seres vivos não são capazes de suportar uma intensa radiação ultravioleta.
- Raios visíveis: também conhecidos como a luz do dia, esta radiação concede a iluminação e a claridade. Portanto, é sensível aos olhos dos seres humanos.
Importância da radiação solar
A radiação solar é fonte primária e essencial para a manutenção da vida no planeta. Além de o manter aquecido, a radiação é fundamental em outras tantas situações, como na fotossíntese das plantas e no fortalecimento dos ossos dos seres humanos através da vitamina D. Por estas e por outras razões, os raios solares são vitais para a existência do planeta Terra como o conhecemos.