Produção de energia primária
A produção de energia primária ocorre através de processos naturais e, algumas vezes, geológicos, sendo que os últimos podem levar milhões de anos para acontecer.
Significado de Produção de Energia Primária
A produção de energia primária, ao contrário da secundária, não ocorre por intervenção humana. De facto, acontece através de processos naturais e, em alguns casos, geológicos - que podem durar milhões de anos. Isto significa que a energia primária é produzida na natureza, de forma direta, isto é, quando ainda não sofreu qualquer tipo de transformação. Neste caso, é obtida através de recursos naturais, como minerais, vegetais, animais, água, sol, vento, marés, entre outros.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como são produzidos os combustíveis fósseis?
Os combustíveis fósseis, como petróleo, gás natural e carvão mineral, são as únicas energias primárias que contam com uma produção mais longa, a partir de processos geológicos. Todos as demais energias primárias costumam estar disponíveis “naturalmente” no ambiente, como o sol e o vento. Deste modo, a produção dos combustíveis fósseis ocorre através da degradação da matéria orgânica, fósseis de animais e plantas pré-históricas. Por isso mesmo, até que essas energias primárias sejam formadas, levam-se milhares de anos. Por causa disso, estes combustíveis não são repostos no ambiente numa escala de tempo humana, justamente por levarem muitos anos até que sejam produzidos. Consequentemente, recebem o nome de fontes de energia não-renováveis.
Diferença entre a Produção de Energia Primária e a Produção de Energia Secundária
Enquanto a produção de energia primária ocorre conforme os processos naturais e geológicos, como vimos anteriormente, a produção de energia secundária precisa da interferência humana para ocorrer. Nesse caso, a energia secundária é formada a partir da transformação da energia primária, como, por exemplo, da refinação do petróleo em óleo diesel e gasolina; dos processos químicos para extrair o etanol dos vegetais e do uso de alguma energia primária nas centrais elétricas para gerar energia elétrica. Sendo assim, ao contrário da energia primária, a secundária precisa de passar por processos humanos para existir.