Potência Reativa
A potência reativa é aquela que não realiza nenhum trabalho efetivo, apenas magnetiza as bobinas dos equipamentos elétricos. A sua unidade de medida é o Volt Ampère Reativo (VAr).
Significado de Potência Reativa
A potência reativa é a potência que não realiza qualquer trabalho de forma efetiva, ou seja, diretamente. Esta apenas cria e mantém os campos eletromagnéticos das cargas indutivas dos equipamentos elétricos. A sua unidade de medida é o Volt Ampère Reativo (VAr). Dependendo da situação, pode ser também o QuiloVolt Ampère Reativo (KVAr). Caso o consumo de potência reativa esteja acima dos valores permitidos pelos comercializadores de energia elétrica, estes podem aplicar uma multa ao consumidor.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Causas do baixo fator de potência
O baixo fator de potência significa que a potência ativa é baixa e, consequentemente, a potência reativa é alta. Nestes casos, a potência aparente é pouco convertida em trabalho. As principais causas do baixo fator de potência, ou seja, de uma grande quantidade de potência reativa existente num sistema é a precária condição ou a falta de manutenção dos equipamentos. Isto porque os aparelhos com defeito ou muito antigos, por exemplo, podem comprometer a realização do trabalho pela potência ativa. Além disso, a iluminação com o uso de reatores para lâmpadas é uma possível causa do baixo fator de potência.
Correção do baixo fator de potência
É importante corrigir o fator de potência, pois esta correção permite:
- Aumentar a eficiência energética.
- Reduzir o consumo de energia elétrica.
- Reduzir o calor gerado nos equipamentos.
- Evitar a manutenção desnecessária nos aparelhos.
Para corrigir o baixo fator de potência (aumentá-lo) é necessário instalar uma bateria de condensadores paralelos à entrada de energia ou ao equipamento. É possível, ainda, realizar a instalação de indutores. Tanto a bateria de condensadores como de indutores atuam na compensação do desfasamento entre a tensão e a corrente, ou seja, opõem-se às cargas indutivas.