Poder Calorífico Superior (PCS)
O poder calorífico superior (PCS) representa a quantidade de calor libertada quando uma substância entra em combustão e os gases de descarga são arrefecidos.
Significado de Poder Calorífico Superior (PCS)
O poder calorífico superior (PCS) consiste na quantidade de calor libertada numa combustão quando uma substância passa por esse processo. Os gases de descarga são arrefecidos, de modo que o vapor de água seja condensado. Nesse sentido, o PCS é dado pela soma da energia liberada na forma de calor e a energia gasta na vaporização da água que se forma numa reação de oxidação.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Poder Calorífico Superior em volume constante
Segundo definição da American Society for Testing Materials (ASTM), o poder calorífico superior em volume constante representa a quantidade de calor produzido pela queima completa de um combustível sólido ou líquido em volume constante. O processo ocorre dentro de uma bomba calorimétrica, que contém oxigénio, nas seguintes condições:
- Pressão inicial do oxigénio de 20 a 40 atm.
- Produtos na forma de cinzas.
- Humidade presente no combustível.
- Água em estado líquido.
O valor do poder calorífico é considerado superior pois há a condensação da água. No entanto, sabe-se que, na prática, as combustões realizadas em queimadores e caldeiras ocorrem sob pressão atmosférica e, portanto, a água permanece em estado de vapor. Ou seja, tem-se o valor de poder calorífico inferior (PCI), e não superior. Mas este valor não será descartado. Afinal, é possível obter o PCI à pressão constante a partir do valor do poder calorífico superior em volume constante, que foi extraído através da combustão na bomba calorimétrica.
O conceito de bomba calorimétrica
Como mencionado, para obter o valor do poder calorífico superior em volume constante cria-se a reação de combustão numa bomba calorimétrica. Nesse sentido, convém mencionar que esse é um recipiente de aço inoxidável, de paredes resistentes e tampa rosqueável. Nesta, existem válvulas para que o oxigénio possa entrar e para que os gases após a combustão possam sair.