Poder Calorífico Inferior (PCI)
O poder calorífico inferior (PCI) refere-se à quantidade de calor libertado quando um material entra em combustão, tendo toda a água resultante em estado gasoso.
Significado de Poder Calorífico Inferior (PCI)
O poder calorífico inferior (PCI) equivale à quantidade de calor libertado quando um material entra em combustão e os gases de descarga são resfriados até ao ponto de ebulição da água. Nesse caso, a água contida na combustão não é condensada e permanece no seu estado gasoso. Convém mencionar que o PCI corresponde unicamente à energia libertada na forma de calor.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Diferença entre Poder Calorífico Inferior (PCI) e Poder Calorífico Superior (PCI)
Tanto o poder calorífico inferior (PCI) como o poder calorífico superior (PCS) são formas, obviamente, do poder calorífico, que mede a quantidade de energia interna existente numa determinada substância. Contrariamente ao PCI, no PCS o vapor de água é condensado, ou seja, passa para a sua fase líquida. Já no poder calorífico inferior, como mencionado, essa permanece na sua fase gasosa. No entanto, como a temperatura dos gases de combustão é muito elevada nas máquinas térmicas, a água contida neste encontra-se sempre no seu estado de vapor. Isto quer dizer que se deverá sempre considerar o poder calorífico inferior, e não o superior.
Os componentes com maior poder calorífico nos combustíveis
Quanto maior o poder calorífico de um combustível, maior será a sua energia contida e, consequentemente, maior o seu rendimento. São os componentes presentes nos combustíveis que contribuirão para o seu poder calorífico. Os combustíveis podem conter (entre outros elementos) Carbono (C), Hidrogénio (H), Oxigénio (O), Enxofre (S), Nitrogénio (N) e Água (H2O). Os dois primeiros são os que mais contribuem para o alto poder calorífico dos combustíveis. No entanto, sabe-se que o excesso de carbono na atmosfera agrava o efeito de estufa e as mudanças climáticas. Por isso, nem sempre os combustíveis com maior poder calorífico serão os mais ideais para utilização, uma vez que podem conter alto teor de carbono.