Perda de Transporte e Distribuição de Energia Elétrica
A perda de transporte e distribuição de energia elétrica consiste na diferença entre a energia que entra num sistema e a que sai.
Significado de Perda de Transporte e Distribuição de Energia Elétrica
A perda de transporte e distribuição de energia elétrica acontece quando a energia que entra num sistema elétrico não é a mesma que sai, sendo que a energia perdida não é entregue à comercialização. Este é um acontecimento comum nas linhas de transmissão e de distribuição de energia elétrica, pois a energia é percorrida a longas distâncias. Para que as perdas não comprometam o fornecimento elétrico, a energia que sai das centrais elétricas é transportada em muito alta tensão (MAT) e alta tensão (AT).
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Porque ocorre a Perda de Transporte e Distribuição de Energia Elétrica?
A perda de transporte e distribuição de energia elétrica pode ocorrer por diferentes motivos:
- Perdas técnicas: quando parte da energia distribuída é dissipada no transporte e/ou na transformação da tensão. Acontece em boa parte devido às longas distâncias percorrida pela energia.
- Perdas não técnicas: estão relacionadas aos furtos, isto é, desvio direto da rede de distribuição ou ligação clandestina.
Como evitar a Perda de Transporte e Distribuição de Energia Elétrica?
Há várias ações para evitar ou reduzir significativamente a perda no transporte e distribuição de energia elétrica, tais como:
- Investimento nas redes inteligentes, as Smart Grid, que utilizam recursos digitais e da Tecnologia da Informação para serem mais eficientes.
- Utilização de componentes e elementos seguros e confiáveis em todas as etapas do processo (transmissão, distribuição e comercialização).
Convém mencionar que estas são ações essenciais para aumentar a eficiência energética e reduzir os desperdícios.