Perda de Energia
A perda de energia é um termo utilizado para definir quando uma energia não é totalmente aproveitada dentro de um sistema. Nesse caso, diz-se que houve uma perda energética.
Significado de Perda de Energia
Quando dizemos que houve uma perda de energia, quer dizer que a energia entregue a um sistema não foi 100% convertida em trabalho. Ou seja, a energia dissipou noutra forma. Nesse sentido, a perda energética tanto pode ocorrer depois de já ter sido entregue a uma instalação como também antes. Neste último caso, significa que a energia elétrica foi perdida durante a sua transmissão e/ou distribuição. Podemos listar como alguns exemplos de perda de energia:
- O aquecimento dos pneus e do cano de escape de um automóvel quando este está em movimento.
- O aquecimento de algum equipamento eletrodoméstico, como o televisor, quando está em funcionamento.
- O aquecimento da lâmpada quando está ligada.
Como visto, boa parte das perdas de energia ocorre na forma de calor.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Perda de Energia e eficiência energética
A perda de energia está relacionada à eficiência energética. Isto porque, quando se recorre a equipamentos e instalações que tenham mais eficiência energética, as perdas de energia são infinitamente menores. Isto quer dizer que a perda de energia é inversamente proporcional à eficiência energética, isto é, quanto maior uma, menor a outra. Além disso, convém mencionar que a perda de energia num sistema aumenta consideravelmente os gastos com a eletricidade. Portanto, é necessário estar atento.
Como evitar a Perda de Energia?
Existem algumas formas de evitar ou de reduzir a perda de energia de uma instalação, seja ela residencial, comercial ou industrial. Para isso, é necessário realizar revisões preventivas no sistema e manter a manutenção dos equipamentos em dia. Dessa forma, tanto a instalação como os aparelhos funcionarão no seu perfeito estado e consumirão o mínimo de energia necessária. Além disso, outro fator importante para reduzir as perdas energéticas, é investir em outras medidas mais simples, mas que são capazes de aumentar a eficiência energética da edificação, como:
- Investir em isolamento térmico para manter a temperatura interna.
- Não deixar a porta do frigorífico aberta por muito tempo.
- Analisar o selo de eficiência energética dos eletrodomésticos antes de os adquirir.