Pellets
Os pellets são biocombustíveis provenientes da matéria originada da limpeza das florestas e também dos desperdícios e restos das indústrias da madeira.
Significado de Pellets
Os pellets são considerados biocombustíveis sólidos e, portanto, pertencem à classe da biomassa. Provêm da matéria retirada durante a limpeza das florestas bem como dos desperdícios e restos das indústrias da madeira. Durante o processo de obtenção dos pellets, o material recolhido é devidamente seco. Em seguida, é prensado a alta pressão. Como resultado, obtém-se pequenos cilindros de tamanhos distintos.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Principais utilizações dos Pellets
Por se tratarem de biocombustíveis sólidos, as principais utilizações dos pellets estão relacionadas com a sua capacidade de aquecimento. Isto porque é uma fonte de energia renovável e que possui alto poder calorífico. Deste modo, os pellets podem substituir plenamente alguns combustíveis convencionais, como o diesel, o gás natural, entre outros.
Vantagens da utilização dos Pellets
Os pellets, enquanto biocombustíveis, apresentam muitas vantagens para o consumidor e para o ambiente, tais como:
- Combustão menos poluente: quando comparado com outros combustíveis da família da madeira, como a lenha, os pellets mostram-se muito menos poluentes, porque libertam menos gases nocivos.
- Fonte de energia renovável: os pellets são considerados fonte de energia renovável, isto é, que são repostas na natureza numa escala humana. Por isso representam alternativas mais sustentáveis.
- Evita o desmatamento: ao contrário da lenha, por exemplo, a obtenção dos pellets não representa uma agressão à natureza. Isto porque são produtos dos resíduos florestais e das indústrias e, portanto, são ainda mais amigos do ambiente.
- Custo estável e económico: os preços dos pellets não variam tanto e são mais baixos do que os de outros combustíveis.
- Combustão eficiente: para além de todas estas vantagens, os pellets também são considerados combustíveis com alto poder calorífico, garantindo combustões mais eficientes.