Painel Solar
O painel solar é um equipamento utilizado para converter a energia da luz do sol em elétrica. Pode ser composto por células fotovoltaicas, que captam a luz solar e geram eletricidade em duas camadas opostas.
Significado de Painel Solar
A energia solar pode ser convertida em diversas modalidades de energia, como a térmica e a elétrica. No último caso, o painel solar é um dispositivo de primordial importância, pois as suas células fotovoltaicas é que promovem a transformação de um tipo de energia no outro. Para otimizar a produção de energia elétrica, estes painéis devem estar dispostos em regiões soalheiras, que recebam diretamente os raios solares, como os tetos das casas.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como funciona um Painel Solar
Um painel solar fotovoltaico é feito com células de materiais semicondutores (de eletricidade), como o silício.
Deste modo, os fotões (partículas de luz do sol) entram em contato com o painel e fazem com que os eletrões dos átomos de silício se desprendam e sejam transportados do lado negativo para o positivo, criando um fluxo de eletrões e, consequentemente, uma corrente elétrica contínua.
De salientar que nem toda a energia solar absorvida é convertida em elétrica; apenas uma percentagem chega em condições adequadas para a realização do efeito fotovoltaico nas células.
Aqui, apenas uma determinada quantidade consegue ser aproveitada pelos módulos para a geração de energia elétrica, uma vez que há sempre perdas por fatores elétricos e físicos do próprio painel.
Energia Solar em Portugal
Segundo a Rede Elétrica Nacional (REN), entre janeiro e dezembro de 2019, 51% da energia utilizada em Portugal era de origem renovável. Aqui, a energia eólica e a solar são as mais utilizadas. Quase metade da produção nacional de energia solar está concentrada no Alentejo, e atualmente representa 12% de toda a eletricidade consumida na região. Durante o ano de 2019, segundo a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a produção de energia solar foi maior do que o dobro da quantidade de 2014. Isto deve-se à criação de novas centrais solares de larga escala, o que só foi possível devido à redução no custo dos painéis solares.