Óxido Nitroso [N20]
O Óxido Nitroso [N2O] é um gás incolor, atóxico e não inflamável em temperatura ambiente. É um dos gases causadores do agravamento do efeito de estufa.
Significado de Óxido Nitroso [N2O]
O Óxido Nitroso [N2O] consiste numa substância incolor, atóxica e que não inflama em temperatura ambiente. Também é conhecido como gás hilariante ou gás do riso. Esses termos devem-se ao facto de que, quando inalado, o óxido nitroso atua numa área do cérebro relacionada aos sentimentos, provocando uma sensação de bem-estar. Pode ser produzido tanto naturalmente como nas indústrias, sendo que a maior fonte de N2O são os processos de nitrificação e desnitrificação do solo.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Utilização do Óxido Nitroso [N2O]
O óxido nitroso possui muitas aplicações, sobretudo no ramo industrial, sendo utilizado:
- Como anestésico durante os processos cirúrgicos, nas áreas médica e odontológica.
- Como propelente em aerossóis.
- Na queima de combustível, em motores de combustão, para aumentar a potência. Nesse contexto, é conhecido como “nitro”.
Impactos do Óxido Nitroso [N2O] no meio ambiente
Apesar de a sua concentração na atmosfera ocorrer em quantidades menores do que outros gases com efeito de estufa, como o dióxido de carbono (CO2), o óxido nitroso possui um efeito destruidor maior.
Isso quer dizer que, mesmo em poucas quantidades, atua na destruição da camada de ozono, no agravamento do efeito de estufa e, consequentemente, do aquecimento global.
Segundo o relatório do Programa das Nações Unidas do Meio Ambiente (Pnuma), o óxido nitroso é o gás com maior potencial para esgotar a camada de ozono.
Além disso, também foi considerado o terceiro gás que mais contribui para o agravamento do efeito de estufa.
Os setores que mais contribuem para a emissão do óxido nitroso são:
- Agricultura, que aplica o nitrogénio no solo por meio de fertilizantes. Como resultado do processo, ocorre a emissão do óxido nitroso.
- Indústria, na qual o óxido nitroso é emitido durante a produção de ácido nítrico e ácido adípico.
- Transporte, que emite óxido nitroso através da queima de combustível.
- Queima de biomassa, que ocorre para o avanço da agricultura e pecuária e para a geração de energia, por exemplo. Essa queima também emite óxido nitroso.