Onda eletromagnética
A onda eletromagnética é uma oscilação formada entre campos elétricos e magnéticos variáveis. Pode propagar-se tanto no vácuo como nos meios materiais.
Significado de Onda Eletromagnética
A onda eletromagnética é um tipo de oscilação que transporta energia de um local para outro. A sua origem está na interação entre campos elétricos e magnéticos variáveis. É considerada uma onda transversal, ou seja, a perturbação responsável por produzi-la acontece em direção perpendicular à sua direção de propagação. No vácuo, a onda eletromagnética propaga-se com a mesma velocidade da luz, ou seja, a cerca de 300 mil quilómetros por segundo.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Características das Ondas Eletromagnéticas
Além de transversais, as ondas eletromagnéticas apresentam outras características como:
- Quando falamos de amplitude, dizemos da intensidade da onda, ou seja, da quantidade de energia que é capaz de transferir.
- Já a frequência representa o número de oscilações produzidas pelos campos elétricos e magnéticos durante o intervalo de um segundo. A unidade de medida da frequência pelo Sistema Internacional de Unidades (SI) é o hertz (Hz).
- O comprimento de onda, por sua vez, é o espaço pelo qual a onda se propaga até que seja formada uma oscilação completa.
- A velocidade de propagação da onda depende exclusivamente do meio em que se encontra. Na água, por exemplo, a velocidade é menor do que no ar.
- São classificadas segundo a sua frequência ou com base no seu comprimento de onda. Tal classificação é conhecida como espectro magnético.
Exemplos de Ondas Eletromagnéticas no quotidiano
As ondas eletromagnéticas fazem-se muito presentes no nosso quotidiano. Alguns exemplos são:
- Ondas de rádio: utilizadas nas telecomunicações, como o sinal de rádio, televisão e telemóvel.
- Micro-ondas: também são utilizadas nas telecomunicações, como o Wi-Fi.
- Infravermelho: conhecido como onda de calor, é utilizada em inúmeras situações, como em comandos para TV, leitores de código de barras e ratos de computador.
- Luz visível: um básico exemplo desta onda é o filamento de uma lâmpada.
- Ultravioleta: é emitida pelo Sol, sendo nociva ao ser humano quando em altas doses.
- Raios X: são utilizados em exames de imagens, como radiografia e tomografia.
- Raios gama: são produzidos geralmente por elementos radioativos e por fenómenos astrofísicos de grande violência.