Metro cúbico normal (Nm3)
O metro cúbico normal (Nm3) é a unidade de medida que indica o valor que uma matéria de massa constante ocupa num determinado espaço em condições padrões.
Significado de Metro Cúbico Normal (Nm3)
O metro cúbico normal (Nm3) representa a unidade de medida que indica o valor que uma matéria sólida, líquida ou gasosa de massa constante ocupa num determinado espaço em condições padrões. Estas condições normais referem-se a:
- 1,013 bar de pressão ou 1 atm.
- 0 (zero) graus centígrados ou 273 graus K.
- 0% de humidade relativa.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Diferença entre Metro Cúbico Normal (Nm3) e Metro Cúbico (m3)
O metro cúbico normal (Nm3) e o metro cúbico (m3), como os nomes deixam claro, não representam a mesma unidade. O m3 representa o volume ocupado pela matéria em pressão e temperatura prevalecentes. No entanto, o volume das matérias líquidas e gasosas pode mudar. Logo, não é possível precisar um valor específico de m3. Relativamente ao Nm3, como as condições de pressão e temperatura são previamente estabelecidas, como visto no tópico anterior, torna-se possível ter sempre uma referência de valores. Isto quer dizer que, em condições padrão, uma determinada quantidade de matéria sempre terá o mesmo metro cúbico normal. Convém mencionar que, apesar das diferenças significativas em situações de temperatura e pressão diferentes, o metro cúbico normal (Nm3) e o metro cúbico (m3) serão sempre iguais em condições normais.
Porquê utilizar o Metro Cúbico Normal (Nm3)?
Nos trabalhos do quotidiano, como na venda do gás natural, dificilmente utilizaremos o metro cúbico normal (Nm3). Isto porque o metro cúbico (m3) poderá apresentar valores mais verosímeis. Sendo assim, quando utilizar o metro cúbico normal (Nm3)? Esta unidade de medida poderá ser utilizada quando for necessário projetar previamente o armazenamento de um produto. Além disso, a medida pode ser imprescindível em pesquisas quando for necessário comparar as mudanças de volume em condições normais e as condições nas quais o produto realmente funcionará.