Maximetro
O maxímetro é um equipamento de medição que tem como principal finalidade registar a potência máxima utilizada por um cliente.
Significado de Maxímetro
O maxímetro é um dispositivo utilizado para registar a potência máxima utilizada em cada ponto de alimentação da instalação de um cliente. A sua finalidade é diagnosticar os momentos em que há excesso de consumo de energia e os momentos em que o mínimo de eletricidade esperado não é atingido. Convém mencionar que o maxímetro realiza a sua medição sem interromper o serviço elétrico. Ou seja, mesmo que o dispositivo diagnostique que a potência entregue ultrapassou a potência contratada, não irá interromper a entrega de energia.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como funciona o Maxímetro?
O maxímetro regista a potência elétrica consumida numa instalação de 15 em 15 minutos. Para cada um desses intervalos, deve ser calculada a potência média utilizada. Ao final do mês, o comercializador realizará a comparação entre a potência consumida e a contratada. Assim, caso note que o consumo foi maior do que a quantidade contratada, deverá ser feita a penalização ou a cobrança proporcional. Assim, podem ocorrer três situações distintas:
- Potência consumida inferior a 85% da potência contratada: é cobrado 85% do total.
- Potência consumida superior a 85% e inferior a 105% da potência contratada: o percentual exato consumido é faturado com base no total contratado.
- Potência consumida superior a 105% da potência contratada: o valor pelo prazo de potência será o da potência contrata acrescido do dobro do excesso de seus 105%.
Convém mencionar que se a tarifa contratada for bi-horária, tri-horária ou tetra-horária, cada período medido pelo maxímetro poderá ser tarifado de forma diferente.
Quando deve ser instalado o maxímetro?
O maxímetro deve ser instalado em situações nas quais o fornecimento de energia não pode ser interrompido, como:
- Hospitais.
- Shoppings.
- Hotéis.
- Indústrias.
- Prédios com elevadores.
Além disso, é comum que o maxímetro seja instalado em todos os edifícios que tenham uma potência contratada superior a 15 kW. No entanto, os consumidores de potência contratada inferior também podem solicitar a instalação do dispositivo, desde que justifiquem o motivo.