Linha de transporte
A linha de transporte corresponde à rede que transporta a energia produzida nas centrais elétricas até às redes de distribuição.
Significado de Linha de Transporte
A linha de transporte ou linha de transmissão consiste no cabo que realiza o transporte da energia elétrica entre a sua central produtora e as subestações localizadas nos grandes centros consumidores. Convém mencionar que a linha de transporte pode ser constituída de alumínio, cobre ou aço e é uma rede de muito alta tensão (MAT). Esta tensão é utilizada para que as perdas de eletricidade sejam diminuídas durante o trajeto e para o tornar mais seguro.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Componentes de uma Linha de Transporte
A linha de transporte precisa de ter alguns componentes específicos para permitir que o transporte da energia elétrica saia como o esperado e ocorra em total segurança. Nesse sentido, os principais elementos de uma linha de transporte são:
- Condutores: os cabos utilizados precisam de ser bons condutores, como o de cobre e o de alumínio, para aumentar o desempenho da transmissão e diminuir o seu custo.
- Estruturas de suporte: são elementos que garantem a sustentação dos cabos condutores. Estes podem possuir disposição triangular, horizontal ou vertical e as suas dimensões e formas dependem da distância entre os condutores, do número de circuitos, entre outros fatores.
- Isoladores: estes componentes fixam e isolam os cabos às estruturas e evitam a passagem de corrente do condutor para a estrutura de suporte. São quase sempre feitos de vidro temperado, porcelana e resina sintética.
Linha de Transporte Subterrânea e Submarina
É importante referir que, para além da linha de transporte aérea, existem as linhas de transporte subterrânea e submarina. Nesse sentido, as linhas de transporte subterrâneas são boas soluções para os grandes centros urbanos. No entanto, o isolamento e a blindagem dos condutores dificultam a sua utilização. As linhas de transporte submarinas, por sua vez, reduzem a poluição visual e evitam problemas relacionados com as travessias de navios. No entanto, possuem uma grande capacidade elétrica, considerada uma desvantagem.