kVA (kilovoltampere)
O kVA (kilovoltampere) é uma unidade de medida de potência aparente utilizada em sistemas elétricos de corrente alternada. Ou seja, simboliza a potência total fornecida.
Significado de kVA (kilovoltampere)
O kilovoltampere, ou simplesmente kVA, é uma unidade de medida de potência aparente utilizada em sistemas elétricos de corrente alternada. Convém mencionar, antes de continuarmos, que potência aparente é a potência total fornecida por uma determinada fonte. Ela é soma da potência ativa (potência realmente útil) e da potência reativa (potência que não realiza um trabalho efetivo). Nesse sentido, pode-se afirmar que um kVA corresponde a mil volt-ampère (VA), isto é, 1 kVA = 103 VA.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Porquê utilizar o kVA (kilovoltampere)?
Como vimos, o kVA (kilovoltampere) representa o volt-ampère (VA) elevado à terceira potência. Isto quer dizer que a primeira é uma grandeza maior e serve, portanto, para expressar situações em que o valor da potência aparente é muito alto.
Nestes casos, para reduzir o número do VA, quando este é muito grande, há a conversão para o kVA. Assim, a potência aparente pode ser lida e interpretada de forma muito mais simplificada.
Isto quer dizer que o kilovoltampere é comumente utilizado para expressar potências aparentes vinculadas aos geradores de energia, pois consistem em números muito altos.
Por outro lado, o volt-ampère é mais acionado para situações em que os valores de potência aparente são menores.
Diferença entre kVA (kilovoltampere) e kV (kilovolt)
Embora possam ser confundidos, é preciso saber que kVA (kilovoltampere) e kV (kilovolt) são medidas diferentes.
Nesse sentido, o kVA, como mencionado, é utilizado para medir a potência aparente de um sistema, que representa a soma vetorial entre a potência ativa do sistema e a potência reativa deste.
O kV, por sua vez, representa a tensão elétrica de um sistema, isto é, a diferença de potencial elétrico (DDP) entre dois pontos.
No entanto, ambas as medidas são sempre utilizadas para se referir a números muito grandes de potência aparente e tensão elétrica, respetivamente, uma vez que facilitam a leitura e a interpretação.