Isolamento
O isolamento constitui o ato de aplicar um material que seja isolante sobre algum objeto, como objetivo de evitar a condução de qualquer tipo de energia, seja calor ou eletricidade.
Significado de Isolamento
O isolamento é um modo de impedir, resistir ou reduzir a passagem de qualquer tipo de energia, que pode ser calor ou eletricidade, de um meio para outro. Neste sentido, o isolamento deve ser utilizado em situações em que se deseja manter uma determinada temperatura num sistema ou ambiente, seja ela baixa ou alta. De facto, o isolamento pode ser útil sempre que se perceba que existe uma tendência natural de que um meio transfere energia para o outro, fazendo com que esta se assemelhe em ambos os locais. A função do isolamento, neste caso, é dificultar o processo de transferência de energia. Além disso, quando falamos do isolamento elétrico, a sua importância justifica-se no sentido de se evitar os acidentes com choques elétricos, por exemplo.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Características dos materiais isolantes
Para que um certo material seja considerado isolante e, portanto, capaz de proporcionar um isolamento eficaz, precisa de possuir algumas características importantes. São elas:
- Baixa condutividade térmica que permite reduzir a transferência de calor.
- Alta resistência a temperaturas muito altas, para que não derretam.
- Permeabilidade do ar, permitindo que possa fluir através dos poros. O ar, por si só, é um excelente isolante.
- Baixa permeabilidade de vapor e humidade, para evitar ou reduzir a condensação de líquidos ou a corrosão dos materiais.
- Resistência à água, solventes e produtos químicos.
- Alta durabilidade.
- Não ser inflamável.
- Não absorver odores.
- Não atrair fungos e vermes.
Exemplos de isolantes térmicos e elétricos
Existem vários tipos de materiais que fazem a função de isolante térmico e elétrico. Os principais e mais conhecidos são: madeira, borracha, cerâmica e silicone. Destacamos ainda que o oposto de um material isolante é um material condutor, ou seja, que facilita a transferência de energia.