Horas de Ponta
As horas de ponta são as horas de maior consumo de energia elétrica. Consequentemente, essas horas podem ser as que apresentam tarifas mais altas.
Significado de Horas de Ponta
O termo “horas de ponta” é utilizado para se referir às horas de maior consumo de energia elétrica. Uma vez que há maior procura, essas horas podem apresentar as tarifas de eletricidade mais altas. Embora haja uma leve variação de horário entre os ciclos diários e semanais e entre os períodos de inverno e verão, as horas de ponta são sempre referentes ao início da manhã e ao final do dia.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Em qual opção horária as horas de ponta estão presentes?
A opção horária consiste na forma como a energia elétrica é cobrada em função do seu horário de consumo. Ou seja, em determinados horários a tarifa pode ser mais ou menos económica. Existem três opções horárias nos tarifários de algumas comercializadoras de eletricidade: simples, bi-horária e tri-horária. As horas de ponta, por sua vez, aparecem apenas nesta última. Na tarifa simples, existe uma única tarifa, que é a mesma em todos os dias da semana. Já a bi-horária pode variar em horas de vazio ou horas fora de vazio. Finalmente, a tri-horária pode ser cobrada entre horas de vazio, horas fora de vazio e horas de ponta.
Diferença entre horas de vazio, horas fora de vazio e horas de ponta
Os três períodos apresentados diferem muito, sobretudo no impacto sobre a fatura de eletricidade:
- Horas de vazio: são aquelas em que o consumo de energia elétrica é mais económico. Em geral, durante as madrugadas e aos finais de semana o consumo de eletricidade é menor.
- Horas fora de vazio: no caso da tarifa bi-horária, as horas fora de vazio são aquelas em que o consumo de energia elétrica é superior e, por isso, mais caro. Já no caso da tarifa tri-horária, contam com um preço intermédio.
- Horas de ponta: como já mencionado, são as horas em que há um consumo maior de energia elétrica e, por isso, o seu valor é mais alto.