Fissão nuclear
A fissão nuclear é um processo que consiste na divisão de um núcleo de um átomo pesado em dois outros elementos mais leves.
Significado de Fissão Nucelar
A fissão nuclear representa a divisão de um núcleo atómico pesado e instável. Este processo dá origem a dois núcleos atómicos mais leves e liberta uma enorme quantidade de energia na forma de calor. O elemento mais utilizado na fissão é o urânio. A fissão nuclear é geralmente aplicada aos processos de produção de energia e de bombas atómicas.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Produção de energia nuclear
A energia nuclear é gerada através da fissão nuclear. Para que isso aconteça é necessário que os reatores das centrais sejam ligados. O calor gerado nesta reação cria o vapor que faz as turbinas girarem e produzirem a energia elétrica. Esta fonte de energia, no entanto, é bastante controversa. Como vantagens, pode-se dizer que esta tem um baixo impacto ambiental, principalmente se comparada à produção de energia através da combustão, e um baixo custo de produção e de transporte. Por outro lado, como desvantagens, a geração de energia nuclear apresenta características letais, principalmente no caso de fugas de materiais radioativos. As centrais nucleares de Chernobyl e Fukushima tornaram-se conhecidas internacionalmente devido aos acidentes nucleares. Além disso, a implantação de uma central nuclear supõe um investimento muito alto e a energia produzida não é renovável.
Diferença entre Fissão e Fusão Nuclear
Embora apresentem nomes parecidos e libertem uma enorme quantidade de energia nas suas reações, a fissão e a fusão nuclear são processos diferentes. Como mencionado, a fissão nuclear é um processo em que se dá a divisão de um núcleo atómico pesado. Como resultado, obtém-se a formação de núcleos mais leves. Já a fusão nuclear é um processo que consiste na união de dois átomos que formam um terceiro. Esse, por sua vez, é mais pesado. Além disso, este processo não gera lixo nuclear. Alguns exemplos dessa reação são a luz e o calor emitidos pelas estrelas e pelo Sol.