Estação de bombeamento
Uma estação de bombeamento é utilizada para bombear grandes volumes de água dentro de represas hidroelétricas ou de um rio para uma cidade ou indústria.
Significado de Estação de bombeamento
Uma estação de bombeamento é um recurso muito utilizado em diversas vertentes. Regra geral, uma estação de bombeamento é essencial para o correto funcionamento das centrais hidroelétricas, que fornecem eletricidade de forma sustentável. Por outro lado, as estações de bombeamento são ainda essenciais para garantir o abastecimento de água em áreas que não têm acesso direto a fontes naturais de água ou que precisam de mover grandes volumes de água a grandes distâncias. Além disso, estas estações também são usadas em sistemas de irrigação agrícola, para o controlo de enchentes e a drenagem de águas pluviais.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como funciona uma Central Hidroelétrica de Bombeamento
Esta central hidroelétrica possui duas barragens com um desnível entre si, que permitem armazenar água e aproveitá-la para gerar energia nas horas de maior consumo. Nos horários vazios, utiliza-se a energia excedente para elevar a água contida no nível mais baixo da barragem para o depósito superior, através de uma estação de bombeamento. Já nos horários de pico, a estação de bombeamento funciona como uma instalação hidroelétrica convencional. Isto é, a água acumulada na barragem superior é enviada para a barragem inferior. A energia cinética transforma-se em energia mecânica rotativa na turbina hidráulica, que a converte em energia elétrica. De seguida, os transformadores enviam a eletricidade pelas linhas de transporte de alta tensão até chegar às residências e indústrias.
Sobre a produção de energia hidroelétrica
A produção de eletricidade a partir das centrais hidroelétricas com estações de bombeamento sofreu um grande aumento em Portugal em 2023. Em janeiro, de acordo com a REN - Redes Energéticas Nacionais, foi registado um pico de produção de energia hidráulica que bateu o recorde anterior de 2018. Por outro lado, em 2022, a produção hidroelétrica ficou 37% abaixo da média histórica. Estas variações devem-se a fatores como o volume de água, que em épocas de seca fica comprometido; variações climáticas; procura energética, e políticas governamentais.