Energia Útil
A energia útil corresponde à energia que realmente realizou algum trabalho proveitoso dentro de um sistema, isto é, aquela que não se dissipou.
Significado de Energia Útil
A energia útil é a energia que realmente foi aproveitada para realizar algum trabalho dentro de um sistema. Isto ocorre uma vez que há perdas de energia entre a maioria dos sistemas presentes na natureza. Sendo assim, a energia útil equivale à energia final subtraída da perda. Ou seja, quanto menor for a energia dissipada, maior será a sua energia útil.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Perdas de energia
A energia útil é oposta e inversamente proporcional à energia perdida durante um trabalho. Ocorrem sempre perdas de energia durante algum trabalho. Regra geral, a energia é quase sempre perdida em forma de calor. Podemos observar etse fenómeno, por exemplo, durante o uso do televisor e de outros equipamentos eletrónicos, como o telemóvel. A energia, que deveria ser utilizada apenas para ligar o equipamento e fazê-lo funcionar corretamente, acaba por aquecê-lo. Nesse sentido, a energia útil é aquela que foi utilizada para fazer com que o aparelho funcionasse. Por outro lado, a energia perdida é aquela que aqueceu o aparelho, ou seja, foi perdida em forma térmica.
Idealmente, para o total aproveitamento da energia, não deveriam ocorrer perdas durante quaisquer transformações de energia. No entanto, isso é ainda algo impossível para a ciência atual.
Rendimento de um trabalho
O rendimento de um sistema equivale à razão entre as quantidades de energia útil e final, isto é, aquela que foi entregue à instalação. Nesse sentido, para descobrir o rendimento de um trabalho, é necessário dividir a sua energia útil pela sua energia final. Obviamente, quanto maior for esse resultado, maior será o rendimento de um sistema. Este cálculo é essencial para descobrir a eficiência energética de um equipamento e/ou de uma edificação.