Energia Secundária
A energia secundária é resultante do processo de transformação da energia primária noutro tipo de energia que pode ser consumida ou transformada novamente.
Significado de Energia Secundária
Em termos gerais, a energia secundária deriva da energia primária. Isto quer dizer que a energia primária passa por centros de transformação para se tornar secundária. Nesse sentido, enquanto a energia primária provém de uma fonte de energia oriunda da natureza na sua forma direta (que ainda não sofreu qualquer tipo de transformação), a secundária é produzida a partir da transformação da sua antecessora. Convém mencionar que, durante o processo de transformação da energia primária em secundária, ocorrem perdas de energia.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Exemplos de Energia Secundária
A energia primária tem como exemplos o petróleo, o gás natural, o carvão mineral, os vegetais, os resíduos animais e a energia solar, eólica, hídrica e geotérmica. Já a energia secundária é constituída por derivados destes. Neste sentido, algumas formas de energia secundária são:
- Gasóleo, gás de petróleo liquefeito (GPL) e gasolina: todos derivados do petróleo.
- Energia elétrica de alta pressão produzida nas centrais: pode ser derivada de fontes renováveis (solar, eólica e hídrica, por exemplo) e não renováveis (carvão mineral e gás natural, por exemplo).
- Etanol: derivado de vegetais.
- Carvão coque: produto carbonáceo sólido obtido a partir da coqueificação de um tipo específico de carvão mineral, a hulha.
Destinos da Energia Secundária
Após ser transformada, a energia secundária pode ter dois principais destinos. Pode-se dizer que a sua maior parte é destinada ao consumo final, ou seja, é utilizada pelos consumidores nos eletrodomésticos, veículos, equipamentos de iluminação, entre outros. Ou seja, é aquela que está presente no quotidiano dos indivíduos. No entanto, a energia secundária também pode ser utilizada nos centros de transformações, onde é convertida novamente noutra forma de energia para que possa chegar ao consumidor. Como exemplo deste segundo destino da energia secundária podemos destacar o gasóleo, pois surge no processo de transformação do petróleo e pode ser utilizado na produção de eletricidade.