Energia Reativa
A energia reativa refere-se à parte da energia elétrica que não realiza qualquer tipo de trabalho, mas é consumida pelos equipamentos.
Significado de Energia Reativa
A energia reativa refere-se àquela parte da energia elétrica que não realiza trabalho. Porém, é utilizada para criar - em bobinas, transformadores, geradores e outros equipamentos - o fluxo magnético que é necessário para o seu funcionamento. Ou seja, embora a energia reativa não realize qualquer trabalho direto, indiretamente atua em vários sistemas devido à sua capacidade de produzir fluxos eletromagnéticos. Esta pode ser de dois tipos: reativa indutiva e reativa capacitiva. A primeira é consumida pelo cliente e é cobrada pelas concessionárias. Já a segunda volta à rede elétrica externa.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
O fator de potência
O fator de potência é compreendido como a relação entre a energia ativa e a energia reativa. Nesse sentido, a energia reativa, como já mencionámos, refere-se àquela que não produz nenhum tipo de trabalho. Já a energia ativa está relacionada com a energia convertida em trabalho, como energia térmica, mecânica e luminosa, por exemplo. Quanto mais alto for um fator de potência, melhor a eficiência energética de um sistema. Isto quer dizer que grande parte da energia que chega à instalação é transformada em trabalho. Pelo contrário, quando um fator de potência é baixo, significa que apenas uma pequena parcela da energia é convertida em trabalho.
Consequências de uma energia reativa alta
Uma energia reativa alta nas instalações significa que o fator de potência está baixo. Consequentemente, temos:
- Quebras de tensão e sobreaquecimento dos equipamentos, ao ponto de os queimar;
- Redução do aproveitamento da capacidade dos transformadores;
- Aumento do consumo de energia ativa;
- Aumento das faturas de energia elétrica.
Por isso, é necessário encontrar formas de aumentar o fator de potência. Nesse sentido, recomenda-se a instalação de condensadores paralelos à entrada de energia ou ao equipamento.