Energia Nuclear
A energia nuclear, ou energia atómica, é a energia libertada a partir da fissão do núcleo de um átomo de urânio. Esta energia é produzida pelas centrais termonucleares, que além do urânio utilizam outros elementos como combustível.
Significado de Energia Nuclear
A energia nuclear é assim chamada pois é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de um metal pesado, como o urânio e o plutónio. De facto, ambos os elementos são muito utilizados por centrais nucleares com o objetivo de produzir eletricidade para cidades e indústrias. Nesse sentido, a eletricidade provém do calor gerado pela fissão dos átomos desses metais. Por se tratar de uma fonte de energia muito concentrada e com elevado rendimento, estima-se que as centrais nucleares respondam por 16% da energia elétrica produzida em todo o mundo.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
História e panorama da Energia Nuclear
A descoberta do processo físico necessário para gerar a fissão nuclear foi feita por Otto Hahn, Lise Meitner e Fritz Strassman, entre 1938 e 1939. Os pesquisadores perceberam que, quando um metal pesado como o urânio é bombardeado por neutrões, os núcleos dos átomos tornam-se instáveis e partem-se. De facto, a energia nuclear foi primeiramente utilizada para fins militares, com a construção de armas como as bombas nucleares e os mísseis. No entanto, atualmente já é muito utilizada para a produção de eletricidade. Atualmente, os Estados Unidos são os maiores produtores de energia nuclear e estima-se que 80% da eletricidade de França seja proveniente de centrais atómicas. Curiosamente, Portugal não possui centrais nucleares, sendo que a mais próxima do país é a central espanhola de Almaraz, localizada aproximadamente a 100 quilómetros da fronteira.
Vantagens e Desvantagens do uso da Energia Nuclear
A energia nuclear é ainda bastante polémica em todo o mundo, visto que possui grandes vantagens e desvantagens. Se analisarmos os seus aspetos negativos, podemos listar os custos de construção e operação das centrais e o destino dado ao lixo atómico. Além disso, um acidente nuclear liberta enormes quantidades de materiais radioativos e causa danos irreversíveis ao ambiente, como foram os de Three Miles Island, nos Estados Unidos, e o de Chernobyl, na Ucrânia. Por outro lado, há muitas vantagens no uso da energia nuclear, sobretudo se a comparamos com os combustíveis fósseis. As suas reservas são muito maiores, não emitem gases de efeito de estufa e dão maior autonomia energética aos países importadores de petróleo e gás.