Energia Mecânica
A energia mecânica é definida como a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho. Pode ser classificada em energia cinética e energia potencial.
Significado de Energia Mecânica
Podemos dizer que a energia mecânica representa a capacidade de um corpo de gerar trabalho. Esse último, por sua vez, diz respeito à energia aplicada por uma força numa deslocação. Quando relacionada com o movimento, a energia mecânica é denominada energia cinética. Quando relacionada à energia armazenada num corpo em determinada posição, é classificada como energia potencial.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Energia cinética e energia potencial
A capacidade do corpo de realizar um trabalho pode ser dividida em energia cinética e energia potencial. A energia cinética está relacionada com a massa e a velocidade de um corpo. É, portanto, caracterizada pela energia gerada no movimento de um corpo. Já a energia potencial refere-se à capacidade de um corpo de realizar um trabalho em virtude da energia armazenada pela posição em que ele se encontra. Esta pode ser de dois tipos: energia potencial gravitacional e energia potencial elástica. Assim, a energia potencial gravitacional tem origem na atração gravitacional do planeta Terra sobre um determinado objeto. Por outro lado, a energia potencial elástica tem origem na ação que uma mola ou um elástico pode exercer sobre um dado corpo.
Conservação da Energia Mecânica
A energia mecânica conserva-se quando não há forças dissipativas que a transformem noutras formas de energia, como som e calor. Isto significa que, para que a energia mecânica seja conservada, só podem atuar sobre ela forças conservativas. Ou seja, aquelas que não modificam a energia mecânica de um sistema. Já a força dissipativa, como mencionado, é aquela que transforma a energia mecânica noutras formas de energia. Portanto, sempre que houver a força de atrito, parte da energia mecânica do sistema será transformada em calor e som. Um exemplo claro dessa situação é a força do travão de um automóvel. Ao parar o carro, escuta-se o som do travão e percebe-se a fumaça a sair dos pneus. Isso ocorre devido ao aumento da temperatura em consequência do atrito com o asfalto.