Energia Hídrica
A energia hídrica, ou energia hidrelétrica, é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água que flui intensamente devido a um desnível na superfície terrestre, como por exemplo uma cascata.
Significado de Energia Hídrica
A energia hídrica é considerada uma energia limpa, seja porque a sua obtenção não emite gases nocivos ao ambiente, seja porque os seus dejetos não representam uma ameaça ao ecossistema. De facto, a energia hídrica é aquela que transforma a força da água em potencial elétrico. Para isso, é preciso construir uma grande infraestrutura hidráulica formada por três conjuntos de elementos: uma barragem, que deve ser alta o suficiente para proporcionar o desnível de água; uma represa, que armazena a água a ser movimentada; e a central, que aloca os geradores.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como é obtida a energia hídrica
A central hidrelétrica é a estrutura responsável pela obtenção da energia hídrica, ou seja, que consegue transformar o potencial mecânico da água em eletricidade. As chamadas hidrelétricas utilizam grandes turbinas que giram com a força das águas represadas, que atravessam as barragens com uma grande força, fazendo com que as turbinas girem. Cada turbina é acoplada a um gerador, formando uma grande unidade geradora que transforma a energia mecânica em elétrica. Essa energia produzida na central é depois enviada por linhas de transmissão para um sistema unificado, que a distribui para as companhias elétricas. Estas são as responsáveis por fazer a energia chegar até ao consumidor final.
Impactos da central de produção de energia hídrica
Ainda que a fonte de obtenção da energia hídrica seja a água, um elemento abundante na natureza e indispensável para a vida, a construção de uma central para a produção de energia hídrica pode provocar sérios impactos sobre o ambiente. A construção de uma central deve ser planeada de forma a proteger as nascentes dos rios, os mananciais e os demais fatores naturais que deverão determinar o curso das barragens. Além disso, há áreas de construção de centrais que podem ser habitadas por pessoas ou mesmo por espécies de animais que estão impossibilitadas de ocupar outras regiões, pelo que a localização deve ser pensada de forma estratégica e em harmonia com o ambiente.