Energia final
A energia final refere-se àquela que é recebida pelos consumidores, ou seja, é a forma como a energia é comercializada.
Significado de Energia Final
A energia final é a forma de energia consumida pelos clientes de uma comercializadora. Ou seja, esta é a energia distribuída aos clientes dos mais diversos tipos: residenciais, industriais, agrícolas, comerciais e até mesmo as vias públicas.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Utilização da Energia Final
A energia final pode ter como origem tanto a energia primária como a secundária. Ou seja, pode ser tanto a gasolina utilizada para abastecer um automóvel como a eletricidade em baixa tensão que chega a uma residência. Além disso, a energia final possui diversas finalidades: iluminar; acionar eletrodomésticos, movimentar veículos e aquecer alguns meios, como a água. Convém mencionar que, na própria utilização da energia final, ocorrem perdas consideráveis de energia. Um exemplo simples dessa perda é o uso do televisor. Neste caso, a energia, que deveria ser utilizada apenas para ligar o equipamento e fazê-lo funcionar, acaba por aquecê-lo. Desta forma, ocorre perda de energia em forma de calor.
Diferença entre Energia Final e Energia Útil
Como referido anteriormente, existem perdas durante o uso da energia. Ou seja, a eletricidade disponibilizada para consumo não é totalmente utilizada. Isto dá origem ao conceito de energia útil, a que de facto realizou trabalho proveitoso. Do outro lado, temos a energia final, que corresponde à energia entregue ao consumidor. Desta forma, pode-se dizer que a energia final corresponde à energia útil, que realizou algum trabalho, somada às perdas durante o uso. No exemplo do televisor apresentado anteriormente, a energia útil é utilizada para fazer com que o aparelho funcione. Por outro lado, a energia final engloba a energia utilizada durante o seu funcionamento associada à energia perdida na forma de calor.