Energia das ondas
A energia das ondas, ou energia ondomotriz, é uma fonte de energia alternativa, limpa e renovável. A sua origem é a movimentação das ondas marítimas.
Significado de Energia das Ondas
Gerada a partir do movimento das ondas do mar, a energia das ondas é uma fonte alternativa para a produção da energia elétrica. Também chamada de ondomotriz, esta energia pode ser capturada de diferentes formas. Uma vez que utiliza as águas marítimas para gerar eletricidade, a energia das ondas é considerada uma fonte de energia limpa e renovável.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Formas de captar a Energia das Ondas
Existem diversos métodos de captação da energia das ondas. Listamos abaixo os principais:
- Absorvedores flutuantes: são bóias gigantes compostas por turbinas.
- Atenuadores: referem-se a dispositivos longos e segmentados, conectados às bombas hidráulicas.
- Terminais: são torres instaladas na costa marítima. Em cada torre, há uma turbina.
- Dispositivos overtopping: referem-se a grandes caixas, como balsas, que flutuam no mar.
Vantagens da Energia das Ondas
O uso da energia ondomotriz para a geração de eletricidade possui muitos benefícios, pelo que representa uma alternativa às fontes poluentes. A obtenção de energia das ondas apresenta muitas vantagens, uma vez que:
- Se trata de uma fonte de energia renovável e inesgotável, pois vão sempre existir ondas no oceano.
- É uma fonte de energia limpa: contrariamente aos combustíveis fósseis, a geração de energia elétrica através das ondas não emite gases com efeito de estufa.
- Apresenta um baixo custo de manutenção: embora a sua implantação e os seus equipamentos possuam valores altos, as instalações exigem pouca manutenção.
- É constante e previsível: diferente de algumas fontes de energia que precisam de condições climáticas favoráveis para a sua obtenção, a produção de energia ondomotriz é constante e estável.
- Pode apresentar uma considerável produção de energia: como o volume de águas no mar é imenso, as ondas podem gerar altos níveis de eletricidade.