Energia Cinética
A energia cinética é a forma de energia associada ao movimento de um corpo. É um dos tipos de energia mecânica.
Significado de Energia Cinética
A energia cinética consiste na capacidade de um corpo de se movimentar. Essa energia depende da massa (kg) e da velocidade (m/s) desse corpo. Por isso, pode-se dizer que, num objeto em repouso, essa energia é nula. Para que um corpo adquira um movimento inicial, é necessária a aplicação de uma força que o impulsione. Essa força é chamada de trabalho. Portanto, a energia cinética pode ser transferida. De acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida da energia cinética é o Joule (J).
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Diferença entre Energia Cinética e Energia Potencial
Embora ambas sejam tipos de energia mecânica, existem diferenças claras entre a energia cinética e a potencial. Antes, é preciso dizer que a energia mecânica é definida como a capacidade de um corpo de realizar trabalho. Nesse sentido, quando essa capacidade estiver relacionada ao movimento, tem-se a energia cinética. Já quando tiver relação com a posição de um corpo, então tem-se a energia potencial.
Transformação da Energia Cinética em Energia Elétrica
A energia cinética está presente em muitos processos de geração de eletricidade, originados a partir de diversas fontes. Essa energia é transformada em elétrica quando o movimento de algum fluido faz girar um equipamento elétrico. Por isso, a energia cinética pode ser encontrada:
- Nas centrais hidroelétricas, nas quais o movimento e o fluxo das águas do rio fazem girar as turbinas.
- Nos parques eólicos, onde a força do vento empurra as pás dos aerogeradores.
- Nas centrais termoelétricas, onde o calor gerado pelo combustível queimado aquece a água de uma caldeira, que se transforma em vapor. Esse vapor faz girar a turbina.
- Nas centrais maremotrizes, nas quais o movimento das marés e das correntes marítimas fazem as turbinas girarem.
Como resultado desses processos de movimentação das turbinas, temos a geração de energia elétrica. Essa, por sua vez, é distribuída aos consumidores através de redes de transmissões.