Energia activa
A energia activa é a energia aproveitada dentro de um sistema para a realização de um determinado trabalho.
Significado de Energia Activa
A energia activa é aquela que realmente realiza algum trabalho dentro de um sistema. Num motor, por exemplo, esta energia é responsável pelo seu movimento de rotação. Se trouxermos para o nosso quotidiano, a energia activa será a responsável pelo funcionamento dos eletrodomésticos que utilizamos, como liquidificador, televisor, frigorífico, entre muitos outros. Convém mencionar ainda que a unidade de medida da energia activa é o kWh, isto é, quilowatt-hora. Para a medir é necessário utilizar um contador de energia.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Diferença entre a Energia Activa e a Energia Reactiva
Os consumidores devem saber diferenciar a energia activa da reactiva. Isto porque o consumo de ambas pode impactar diretamente na fatura de eletricidade. Nesse sentido, enquanto a energia activa, como mencionado, é a que realmente realiza algum trabalho num sistema, a energia reactiva refere-se à parte da eletricidade que não realiza qualquer trabalho. Esta última é utilizada para criar o fluxo magnético necessário para o funcionamento de bobinas, transformadores, geradores e demais equipamentos, e pode ser classificada como indutiva e capacitiva. Mas porquê conhecer a diferença entre ambas? Em primeiro lugar porque a energia reactiva pode provocar quedas de tensão por causa do aquecimento. Além disso, esta energia faz aumentar o consumo da energia activa, o que, consequentemente, aumenta o valor da fatura de energia. Portanto, ao diferenciá-las, torna-se possível encontrar medidas para otimizar a energia activa e reduzir a reactiva numa instalação. Logo, o fator de potência é melhorado e o sistema passa a operar com maior eficiência energética.
Como aumentar a Energia Activa no sistema?
Para aumentar a energia activa num sistema, isto é, transformar em trabalho a maior parte da energia elétrica que chega a uma instalação, é preciso:
- Desligar os motores e transformadores que estejam a operar em vazio.
- Redistribuir as cargas pelos diversos circuitos.
- Efetuar a devida manutenção dos equipamentos eletrodomésticos.
- Instalar bancos capacitores e rever os que já estão instalados.