Eficiência Térmica
A eficiência térmica consiste num indicador que demonstra o desempenho de um motor térmico que utiliza a energia térmica no seu sistema.
Significado de Eficiência Térmica
A eficiência térmica é um indicador que mede o desempenho de um motor térmico que utiliza a energia térmica, como, por exemplo, um refrigerador, uma turbina a vapor ou um motor de combustão interna. Nesse sentido, esta medida representa a fração de calor que é realmente convertida em trabalho. Convém mencionar ainda que a eficiência térmica pode variar de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, mais eficiente será o sistema.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Condições da Eficiência Térmica
A eficiência térmica é a razão entre o trabalho que o motor de calor faz e o calor de entrada a uma temperatura elevada. Isto significa que para encontrar o seu valor é necessário dividir o trabalho pela energia de entrada. No entanto, é preciso saber que a eficiência térmica dos motores térmicos é muito baixa. A explicação está centrada no facto de que é muito difícil converter energia térmica em energia mecânica. Portanto, a eficiência dos motores é quase sempre inferior a 50%. De facto, um motor comum de automóvel apresenta uma eficiência térmica inferior a 35%. Uma das causas para esta baixa eficiência, nomeadamente nos automóveis, é o atrito constante entre as peças móveis, o que tende a desacelerar o motor. Além disso, o calor quando escapa da câmara de combustão não é mais útil para o motor.
Causas da baixa Eficiência Térmica
Como mencionado anteriormente, uma das causas para a baixa eficiência térmica num sistema é o atrito entre as peças e a perda de calor. No entanto, existem outras causas para isso, como:
- Limite da conversão: teoricamente, existe um limite superior para a eficiência da conversão de calor em trabalho. Este limite é chamado de eficiência de Carnot. Portanto, não há como ter uma eficiência maior do que a que já está pré-determinada.
- Ineficiência do motor térmico: caso o motor térmico seja projetado com alguma ineficiência, então necessariamente a sua eficiência térmica será ainda menor.