Diagnóstico energético
O diagnóstico energético consiste no estudo sobre uma instalação a fim de constatar o seu padrão de consumo energético e melhorá-lo sempre que possível.
Significado de Diagnóstico Energético
O diagnóstico energético consiste num levantamento, isto é, num estudo sobre uma instalação com a finalidade de diagnosticar o seu padrão de consumo. A partir desse estudo é possível criar e implementar estratégias e ações de consumo dentro da instalação que permitam a gestão da energia de forma mais eficaz e sustentável. Isto significa que o principal objetivo do diagnóstico estratégico é o alcance da eficiência energética e da redução do consumo de energia.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como o Diagnóstico Energético é realizado?
O consumidor de energia, seja pessoa física ou jurídica, que deseje realizar o diagnóstico energético da sua instalação precisa de contratar uma empresa ou profissional especializado na atividade. Nesse sentido, o diagnóstico energético é realizado a partir das análises e detalhes do consumo, das tarifas de energia, dos sistemas elétricos utilizados, do fluxo energético, entre outras avaliações. Esta análise minuciosa visa a descoberta do padrão de consumo da instalação, bem como a identificação de possíveis falhas. Em seguida, tudo o que foi encontrado é documentado num diagnóstico energético para que seja possível implementar medidas e ações que reduzam o consumo de energia. Sendo assim, o diagnóstico aponta os recursos e os caminhos necessários para a implementação dessa nova realidade.
Vantagens de realizar um Diagnóstico Energético
O diagnóstico energético apresenta muitas vantagens, principalmente quando o consumidor é empresarial. No entanto, este estudo também pode ser muito útil para os clientes mais pequenos. Nesse sentido, podemos citar como as suas principais vantagens:
- Redução dos gastos com a energia.
- Diminuição de desperdícios energéticos.
- Maior eficiência energética na instalação.
- Contribuição para uma menor emissão de gases com efeito de estufa.
- Conhecimento dos seus próprios padrões de consumo energético.
- No caso das empresas, há maior competitividade e destaque no mercado, uma vez que há um trabalho voltado para a valorização da sustentabilidade.