Contador de Eletricidade
O contador de eletricidade é um dispositivo capaz de medir a quantidade de energia elétrica consumida num edifício. Este pode ser eletromecânico, estático, híbrido ou inteligente.
Significado de Contador de Eletricidade
O contador de eletricidade é um equipamento que mede a quantidade de energia elétrica consumida num determinado local, como nas habitações, comércio ou indústria. A unidade de medida mais utilizada é o kWh. A sua finalidade é informar os comercializadores sobre o consumo de eletricidade nas edificações para que estes possam gerar a fatura. Além disso, os próprios consumidores podem aproveitar a leitura do contador para adequar o seu consumo de energia.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Tipos de Contador de Eletricidade
Os contadores de eletricidade podem ser de quatro tipos: eletromecânico, estático, híbrido e inteligente.
- Contador eletromecânico: é o modelo mais antigo e funciona através da indução eletromagnética. Quanto maior a intensidade do campo magnético, mais rápida será a velocidade de rotação do disco. Logo, regista-se um maior consumo de energia elétrica.
- Contador estático: é um dos contadores mais comuns em Portugal, pois substituem os eletromecânicos. Os seus modelos são:
- Actaris ACE2000
- Actaris ACE3000 (trifásico)
- Actaris ACE5000 (trifásico)
- Iskra ME162
- Iskra MT172 (trifásico)
- Janz C240E1
- Sagem CX1000
- Sagem CX2000 (trifásico)
- Landis & Gyr
- SDC
- Contador híbrido: este contador conjuga os dois tipos anteriores. Há dois modelos:
- Bruno Janz
- Reguladora, Shlumberger e Actaris
- Contador inteligente: o smart meter, como é designado em inglês, realiza a leitura da eletricidade consumida em curtos períodos (até 15 minutos). Além disso, facilita a leitura real à distância.
Que Contador de Eletricidade devo utilizar?
Perante a variedade de modelos comercializados, podem surgir dúvidas relativamente ao melhor modelo para a sua casa. No entanto, o uso dos contadores inteligentes é obrigatório por lei. De acordo com o Plano de Substituição de Equipamentos de Medição, os medidores antigos deverão ser substituídos por contadores inteligentes até 31 de dezembro de 2022. A troca é obrigatória para fornecimentos até 15kW de energia contratada. O objetivo desta medida é aumentar a eficiência energética e o uso racional e responsável da energia elétrica. Afinal, o contador inteligente contribui para a melhoria na gestão de produção e distribuição da energia elétrica em rede nacional. Por todos esses motivos, o contador inteligente permite a redução de emissões de dióxido de carbono associadas à geração de eletricidade.