Consumo interno bruto de energia
O consumo interno bruto de energia corresponde ao consumo energético total de um país ou região.
Significado de Consumo Interno Bruto de Energia
O consumo interno bruto de energia é o necessário para satisfazer as necessidades de eletricidade de um país ou região. É calculado como a soma do consumo interno bruto de seis tipos de energia, que são: carvão, petróleo, gás natural, energia elétrica (saldo importador), resíduos industriais (não-renováveis) e energias renováveis. Além disso, o consumo interno bruto de energia é medido em Mtep (milhões de toneladas de petróleo equivalente).
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Diferença entre o Consumo Interno Bruto de Energia e o Produto Interno Bruto
Apesar de a nomenclatura ser parecida, o consumo interno bruto de energia e o produto interno produto referem-se a questões diferentes. Como mencionado, o consumo interno bruto de energia consiste no total necessário para satisfazer o consumo energético de um país. Já o Produto Interno Bruto (PIB) consiste na soma anual de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade. Trata-se de um indicador do crescimento de uma região ou nação.
A importância de conhecer o Consumo Interno Bruto de Energia do país
Conhecer o consumo interno bruto de energia de um país é importante para compreender a eficiência e a intensidade energética dessa nação. Isto quer dizer que é um indicador capaz de apontar o desenvolvimento do país.
Nesse sentido, a razão entre o consumo interno bruto de energia e o Produto Interno Bruto (PIB) podem indicar o crescimento económico de uma nação, bem como a melhoria da qualidade de vida da população.
Convém mencionar que nos países desenvolvidos com economia sólida, há uma tendência em investimentos que visem a eficiência energética e reduza a utilização de fontes não-renováveis como forma de priorizar as energias alternativas.