Combustão
A combustão é uma reação química que envolve um combustível e um comburente, que consequentemente provoca a libertação de energia na forma de calor.
Significado de Combustão
Para ocorrer a combustão, são necessários dois reagentes: um combustível e um comburente. O primeiro é uma substância oxidável, como a gasolina e o álcool, e o segundo uma substância gasosa que contenha oxigénio (O2). É preciso também uma ignição para que seja fornecida uma energia de ativação, ou seja, uma energia mínima para iniciar o processo. A partir dessa reação química, ocorre a libertação de energia na forma de calor e de outros produtos, principalmente quando o combustível é um material orgânico. O dióxido de carbono (CO₂) pode ser um deles.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
A combustão no quotidiano
Muitos dos combustíveis que podem ser utilizados numa combustão estão presentes no nosso quotidiano, como o papel, a madeira e o carvão. Estes são classificados como sólidos.
O álcool, a gasolina e o gasóleo são classificados como líquidos, enquanto o gás butano (utilizado na cozinha) é considerado gasoso.
As combustões também estão presentes no nosso quotidiano, uma vez que o elemento essencial para a sua manifestação é facilmente encontrado em todos os lugares: o oxigénio.
Listamos alguns exemplos dessas reações:
- Queima de gasolina, gasóleo e etanol para a movimentação dos veículos.
- Queima do gás de cozinha para a confeção de alimentos.
- Queima de combustíveis para os processos industriais.
Os problemas provocados pelo excesso de combustão
A combustão excessiva tem contribuído para a degradação do ambiente e para a geração de problemas de saúde.
Como já mencionado, a combustão pode libertar o dióxido de carbono quando combustíveis fósseis participam do processo. Este gás intensifica o efeito de estufa e, consequentemente, agrava o aquecimento global. Para além disso, contribui para a poluição do ar, provocando enfermidades respiratórias e cardiovasculares.
Atualmente, as combustões representam a maior parte dos processos de produção de energia no mundo.