Coeficiente de Desempenho (COP)
O coeficiente de desempenho (COP) é um indicador da eficiência energética do aquecimento de um sistema.
Significado de Coeficiente de Desempenho (COP)
O coeficiente de desempenho (COP), do inglês Coefficient of Performance, é um indicador utilizado para demonstrar a eficiência energética de uma bomba de calor, um refrigerador ou um sistema de ar condicionado. Nesse sentido, para determinar o COP, é necessário encontrar a razão entre a energia contida no calor transportado por um sistema (Q) e o trabalho realizado pelo sistema para que isso aconteça (W).
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como compreender o Coeficiente de Desempenho (COP)?
O coeficiente de desempenho (COP), como mencionado anteriormente, mostra a eficiência energética de um sistema, que vai de 0 a 1. Nesse sentido, quanto maior o COP de um sistema, maior será a sua eficiência energética, menor o consumo de energia e menores os custos operacionais. Ao contrário, quanto menor o COP de um sistema, menor será a sua eficiência energética, maior o consumo de energia e maiores os custos operacionais. Convém mencionar que o coeficiente de desempenho (COP) pode ultrapassar o nível 1, geralmente nas bombas de calor. Isto porque, além de converter trabalho em calor, o sistema bombeia calor adicional. No entanto, isso não significa que o sistema possua mais de 100% de eficiência, pois esse é o limite.
Diferença entre Coeficiente de Desempenho (COP) e Índice de Eficiência de Energia (EER)
Muitas vezes o coeficiente de desempenho (COP) pode ser confundido com o índice de eficiência de energia (EER, do inglês Energy Efficiency Ratio). No entanto, tratam-se de indicadores diferentes. Nesse sentido, enquanto o COP indica a eficiência de aquecimento de um sistema, como visto, o EER demonstra a eficiência de arrefecimento deste. Ou seja, o EER indica a razão entre a capacidade de refrigeração de um ar condicionado e a entrada de energia elétrica total para que isso ocorra. Portanto, ambos os indicadores são complementares e são utilizados para medir a eficiência energética completa de um sistema.