Cidades e comunidades sustentáveis
Cidades e Comunidades Sustentáveis constituem o décimo primeiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com prazo de cumprimento até 2030.
Significado de Cidades e Comunidades Sustentáveis
Este objetivo integra a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e obriga os 193 Estados-membros signatários a transformar as cidades e comunidades em espaços inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Convém mencionar que estas medidas entraram em vigor a 1 de janeiro de 2016. Ou seja, são 15 anos para o cumprimento deste ODS.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Metas do ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis
O ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis estabelece 10 metas que devem ser cumpridas pelas nações. Elas são:
- Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o património cultural e natural do mundo.
- Apoiar relações económicas, sociais e ambientais positivas entre áreas urbanas, periurbanas e rurais.
- Apoiar os países menos desenvolvidos, inclusive através de assistência técnica e financeira, nas construções sustentáveis e resilientes, utilizando materiais locais.
- Até 2020, aumentar substancialmente o número de cidades e assentamentos humanos que adotam e implementam políticas e planos integrados para a inclusão, a eficiência dos recursos, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, a resiliência a desastres; e desenvolver e implementar, de acordo com o Enquadramento para a Redução do Risco de Desastres de Sendai 2015-2030, a gestão holística do risco de desastres em todos os níveis.
Até 2030:
- Garantir o acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível, e aos serviços básicos, e melhorar as condições nos bairros.
- Proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos.
- Aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para o planeamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis.
- Reduzir significativamente o número de mortes e o número de pessoas afetadas por catástrofes e diminuir substancialmente as perdas económicas diretas causadas por essa via no produto interno bruto global.
- Reduzir o impacto ambiental negativo per capita nas cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros.
- Proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes.
A importância do ODS 11
Segundo a ONU, 55% da população mundial vive em áreas urbanas. A expectativa é que, até 2050, este número aumente para 70%. A superpopulação urbana causa inúmeros problemas, como: ausência de serviços básicos para a população dos bairros de lata e aumento da desigualdade social, da violência e da poluição. Por isso, a Goldenergy, nas suas atividades quotidianas, assume a missão de colaborar com a construção de cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.