Certificação Energética dos Edifícios
A certificação energética dos edifícios consiste num sistema português que tem como finalidade melhorar o desempenho energético das edificações.
Significado de Certificação Energética dos Edifícios
A certificação energética dos edifícios é um sistema (SCE) que realiza avaliações energéticas dos imóveis para assegurar e promover a melhoria do desempenho energético dos mesmos. Nas avaliações são identificados os diferentes vetores energéticos da edificação, além de serem caracterizados os seus consumos e pontuadas as recomendações de melhorias. A partir daí, são emitidos certificados com informações relevantes sobre tal desempenho energético.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
O Certificado Energético
O certificado energético é emitido pelo Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE) por técnicos autorizados pela Agência para a Energia (Adene).
O seu objetivo é classificar o desempenho energético de um imóvel baseado numa escala de 8 classes (A+, A, B, B-, C, D, E e F), onde A+ caracteriza um edifício com melhor desempenho energético e F um imóvel com pior desempenho energético.
Nesse sentido, o que determina a classe energética de um edifício é:
- O ano da construção
- A localização do imóvel
- O tipo de habitação
- O piso e a área de habitação
- A constituição dos envolventes (paredes, coberturas e pavimentos)
- Os equipamentos de climatização (ventilação, aquecimento e arrefecimento)
- Os materiais associados à produção de águas quentes sanitárias
O documento é válido por 10 anos para edifícios de habitação e pequenos edifícios de comércio e serviços.
A Importância da Certificação Energética de Edifícios
O Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE) foi aprovado pelo Decreto-Lei nº 118/2013, de 20 de agosto. Sendo assim, tornou-se num importante recurso para fazer com que as configurações e estruturas dos imóveis permitam a redução de energia elétrica. Nesse sentido, ao reduzir a necessidade de eletricidade e os gastos, há uma contribuição direta para o ambiente, que fica menos sobrecarregado para a geração de energia elétrica. Além disso, convém mencionar que o imóvel que detém esta certificação numa das primeiras classes é muito mais valorizado.