Central Nuclear
A central nuclear é uma instalação industrial que produz energia elétrica a partir de reações nucleares. O elemento mais utilizado no processo é o urânio.
Significado de Central Nuclear
O termo central nuclear define uma instalação industrial construída com a finalidade de produzir energia elétrica a partir de materiais radioativos. Nessa unidade ocorrem as fissões nucleares, princípio básico que dá origem à energia nuclear. Uma fissão nuclear é um processo que resulta na divisão do núcleo de um átomo instável em dois núcleos menores. A partir disso, é libertada energia na forma de calor. Para que essa fissão aconteça numa central nuclear, é preciso que os reatores sejam ligados. O calor gerado nessa reação cria o vapor que faz as turbinas girarem e, consequentemente, produzirem eletricidade. Reiteramos que o elemento químico mais utilizado para a geração da energia nuclear é o urânio.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Vantagens da Energia Nuclear
A utilização das centrais e da energia nuclear na geração da eletricidade apresentam algumas vantagens, como:
- Menor impacto ambiental se comparado à geração de energia através de combustíveis fósseis, uma vez que não emite gases com efeito de estufa;
- Menor custo de produção e de transporte.
Desvantagens da Energia Nuclear
A geração da energia nuclear também apresenta desvantagens que podem ser letais, como os acidentes nucleares e as suas graves consequências. Embora os sistemas de segurança das centrais estejam cada vez mais reforçados, podem ocorrer vazamentos de materiais radioativos que podem ser muito perigosos. Os maiores exemplos desses desastres são Chernobyl e Fukushima. O processo de produção de energia também gera o chamado “lixo nuclear”. São lixos nucleares armazenados para evitar a contaminação do ambiente e dos seres vivos. No entanto, embora confinado, esse lixo não desaparece e os vazamentos podem ocorrer. Além destas desvantagens, uma central nuclear precisa de um investimento inicial muito alto e a energia produzida não é renovável. Ou seja, embora o urânio seja abundante na natureza, a sua regeneração pode levar milhares de anos para ocorrer.