Carbono [C]
O carbono é o elemento químico responsável pela maioria dos compostos existentes na natureza. É considerado extremamente versátil, pois pode ser encontrado tanto em composições celulares e orgânicas como nas sintéticas.
Significado de Carbono [C]
O carbono, elemento não-metálico tetravalente, faz parte dos ciclos vitais da Terra, como a fotossíntese e a respiração celular. Também está presente nos combustíveis fósseis, sendo, portanto, um dos responsáveis pela produção de energia. Além disso, este elemento pode ser encontrado na composição de muitos outros itens utilizados no quotidiano, como o lápis, os plásticos, as borrachas, os fármacos, entre outros.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
O ciclo do Carbono para a manutenção da vida na Terra
O gás carbónico é um dos elementos mais importantes para a manutenção da vida terrestre. Resumidamente, o seu ciclo funciona desta forma: as plantas absorvem-no para realizar a fotossíntese e convertem-no em oxigénio. Os animais, que precisam do oxigénio para viver, consomem-no e emitem gás carbónico para o ambiente. De seguida, as plantas reaproveitam-no e dão continuidade ao ciclo. Além disso, a decomposição da matéria orgânica também liberta gás carbónico para a atmosfera.
O desequilíbrio do Carbono
Como dito anteriormente, o Carbono é essencial para a manutenção da vida. Porém, as ações humanas têm promovido um desequilíbrio no seu ciclo, o que causa grandes problemas para a vida terrestre, como o agravamento do efeito estufa e as mudanças climáticas. Afinal, além da libertação natural do gás carbónico, ocorre uma emissão excessiva durante os processos artificiais, como nas produções industriais e na queima de combustíveis fósseis para o transporte e a produção de energia. Assim, desregulam o Ciclo do Carbono e, consequentemente, provocamos uma alta concentração deste gás na atmosfera, o que ameaça a conservação do ambiente e a saúde humana. Neste sentido, algumas medidas ambientais a nível global têm de ser tomadas, a fim de diminuir os níveis de gás carbónico na atmosfera, mantendo apenas a quantidade necessária para a manutenção dos processos vitais.