Captura e Sequestro de Carbono (CCS)
A captura e sequestro de carbono (CCS) consiste num procedimento que tenta impedir a emissão de grandes quantidades de dióxido de carbono para a atmosfera.
Significado de Captura e Sequestro de Carbono (CCS)
A captura e sequestro de carbono (CCS, sigla do inglês Carbon Capture and Storage) refere-se à iniciativa que tem como principal finalidade impedir a emissão de grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera. Para isso, são utilizadas tecnologias que possam capturar o CO2 no ponto de emissão, submetê-lo a um processo químico, transformá-lo e guardá-lo. Esse armazenamento é realizado em formações geológicas em profundidade, como subsolo ou fundo do mar. Existem, ainda, tentativas de capturar o dióxido de carbono diretamente do ar. No entanto, ainda é necessário investir em tecnologias mais sofisticadas que permitam esse feito.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
O papel do processo de Captura e Sequestro de Carbono (CCS)
O processo de captura e sequestro de carbono (CCS) foi desenvolvido com o objetivo de reduzir as emissões de dióxido de carbono e, assim, conter o agravamento do efeito de estufa e as mudanças climáticas. Por isso, em razão do seu importante e grandioso papel, torna-se necessário o investimento em tecnologias sustentáveis que possibilitem a captura, bem como o armazenamento seguro desse gás, de forma que não seja nocivo ao meio ambiente.
Entraves na implementação do processo de Captura e Sequestro de Carbono (CCS)
A tecnologia básica para o processo de captura e sequestro de carbono (CCS) já existe há muitos anos. No entanto, o alto custo para o seu aprimoramento é um dos maiores entraves para a implementação extensa deste projeto. Isto significa que os elevados custos impedem que os projetos de captura e sequestro de carbono (CCS) sejam amplamente implementados nas indústrias e em outros locais que se fizer necessário. Além disso, existem pesquisas que consideram alguns riscos referentes às técnicas de armazenamento em formações geológicas em profundidade, como vazamentos acidentais e a ocorrência de terramotos. Nesse sentido, enquanto existirem esses obstáculos, uma enorme quantidade de dióxido de carbono continuará a ser emitida, o que agravará cada vez mais as questões referentes ao aquecimento global.