Calor
Calor é o conceito que define a transferência de energia térmica entre diferentes sistemas ou partes de um sistema. Tal troca ocorre exclusivamente em virtude da diferença de temperatura entre ambos.
Significado de Calor
O calor é a energia térmica que circula entre corpos de maior e menor temperatura, pelo que, quando não existe uma diferença de temperaturas entre ambos, não há calor. De facto, o calor diz da energia térmica em trânsito entre sistemas (ou parte de um sistema), pelo que não se pode dizer que um corpo "possui" calor. Nesse caso, o correto seria dizer que tal corpo ou sistema possui energia interna, que pode ser diferenciada entre energia térmica e potencial (química). Para os estudos da Física, o calor é simbolizado pela letra Q, sendo que se um corpo recebe energia em forma de calor, o seu Q é dito positivo. Por outro lado, se um corpo cede energia em forma de calor, o seu Q será negativo.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Três formas de calor
Uma vez que o calor é relativo à energia térmica em transição, podemos dizer que existem três tipos de calor:
- Calor por condução: é o calor gerado por moléculas de maior energia cinética que a transmitem para moléculas vizinhas e menos energéticas que integram um mesmo sistema (ou parte de um sistema). Nesse caso, a causa do calor por condução é a diferença de temperaturas.
- Calor por convecção: é o calor gerado em virtude do deslocamento de massa de um fluido. Pode ser subdividida em duas formas: convecção natural, quando a diferença de densidade ocorre devido ao aquecimento do fluido, e por convecção forçada, quando um mecanismo externo provoca o deslocamento do fluido.
- Calor por radiação: é o calor gerado através de ondas eletromagnéticas (ou fotões). Todas as superfícies emitem radiação térmica e essa é proporcional à sua temperatura. Por isso, se um corpo emitir mais energia do que a que recebe das superfícies envolventes, a sua temperatura diminuirá. De facto, a propagação de ondas electromagnéticas ocorre através de corpos ou fluidos não opacos ou no vácuo, pelo que prescinde da existência de matéria.
Importância do Calor para a vida
O calor sensível (Q) e o latente (L) provocam, respetivamente, a variação da temperatura de um corpo e a alteração da sua estrutura física. Os diferentes efeitos do calor possuem uma grande importância para a manutenção da vida terrestre. De facto, o calor fornece as condições favoráveis para a reprodução dos seres vivos e para o funcionamento dos corpos. Além disso, o calor é imprescindível no cultivo das plantas, na geração de energia e no processamento dos alimentos.