Bunkering

O bunkering consiste no fornecimento de combustíveis que serão utilizados pelos navios. O processo inclui a logística do carregamento do combustível e da sua distribuição entre os tanques.

Significado de Bunkering

O bunkering ou “abastecimento” é uma operação que tem como finalidade fornecer o combustível que será utilizado pelos navios. Esta atividade inclui a logística do carregamento do combustível e a sua distribuição entre os tanques disponíveis. Trata-se de uma operação desempenhada nos portos marítimos e o combustível mais utilizado são os produtos petrolíferos. Isto é muito diferente do que ocorria antigamente, quando os combustíveis comuns eram os carvões.

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Regras para a prática do Bunkering

Apesar de ser importante para garantir a navegabilidade dos navios, a prática do bunkering precisa de levar em consideração alguns pontos, sobretudo aqueles relacionados com o combustível, que é chamado de bunker. Nesse sentido, é necessário que o combustível:

  • Cumpra com requisitos internacionais de qualidade.
  • Possua baixo teor de metais.
  • Atenda aos requisitos da norma ISSO 8217:2010.

Estas são apenas algumas das recomendações para que a atividade do bunkering seja legal. Ainda podem existir outras.

O Bunkering e o Gás Natural Liquefeito (GNL)

Apesar da tradição de se transportar combustíveis utilizados em navios, o bunkering despertou a atenção de algumas nações para o carregamento e o transporte do gás natural liquefeito (GNL). Nesse sentido, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) reconheceu a possibilidade de haver o transporte marítimo do GNL. O órgão acredita que essa operação pode contribuir para a descarbonização da economia. A ideia é proveniente do projeto de “Adaptação do cais de acostagem (Jetty) do Terminal de Gás Natural Liquefeito (TGNL) de Sines”, que tem como finalidade permitir a atividade de carregamento de bancas para navios. Convém mencionar que o GNL tem origem no processo criogénico do gás natural. Nesse processamento, o gás é filtrado e arrefecido a uma temperatura de -163ºC. Isto contribui para o seu armazenamento e transporte, pois o gás reduz o volume do combustível em até 600 vezes.

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