BTE (Baixa Tensão Especial)
A Baixa Tensão Especial (BTE) refere-se a uma faixa específica da pequena diferença de potencial entre dois pontos. Os valores da BTE estão situados dentro da baixa tensão.
Significado de Baixa Tensão Especial (BTE)
Ao considerar que a baixa tensão corresponde à pequena diferença entre o potencial elétrico de dois pontos, pode-se dizer que a Baixa Tensão Especial (BTE) se refere a uma específica faixa dentro da baixa tensão. Em Portugal, a BTE corresponde ao fornecimento de energia elétrica em baixa tensão com potência contratada superior a 41,4 kVA.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Diferença entre Baixa Tensão Especial (BTE) e Baixa Tensão Normal (BTN)
A Baixa Tensão engloba tanto a Baixa Tensão Especial (BTE) quanto a Baixa Tensão Normal (BTN). No entanto, estas diferenciam-se pelos valores das potências e, consequentemente, pela sua utilização. A BTE refere-se ao fornecimento de eletricidade em baixa tensão com potência contratada acima de 41,4 kVA até 45 kVA. A BTN também corresponde ao fornecimento de eletricidade em baixa tensão, porém a potência contratada é inferior ou igual a 41,4 kVA, sendo o seu valor mínimo 1,15 kVA.
Quando contratar a Baixa Tensão Especial (BTE)?
A potência contratada está diretamente relacionada com as necessidades do consumidor. Nesse sentido, a BTE é geralmente utilizada por pequenos negócios, como lojas e escritórios, ou pequenas empresas. Ou seja, são necessidades elétricas maiores do que as domésticas, mas muito menores do que as industriais. Quando a eletricidade é destinada às indústrias, por exemplo, o fornecimento costuma ser em Média Tensão (MT) ou em Alta Tensão (AT), dependendo das necessidades e do porte de cada uma.