Balanço Hidráulico
O balanço hidráulico consiste no resultado da quantidade de água que entra e sai de um sistema num determinado intervalo de tempo.
Significado de Balanço Hidráulico
O balanço hidráulico é o resultado da quantidade de água que entra e sai de um sistema num determinado período. Esta medição contribui para a compreensão dos processos envolvidos nos ciclos hidrológicos, como, por exemplo: precipitação, evaporação, armazenamento de água no solo, deficiência hídrica e excedente hídrico. Convém mencionar ainda que o balanço hidráulico pode ser determinado para um trecho do rio, uma camada do solo, uma bacia hidrográfica ou sistemas de abastecimento de água.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
O Balanço Hidráulico nas centrais hidroelétricas
Quando nos referimos à geração de energia pelas centrais hidroelétricas, o balanço hidráulico consiste no método usado na reconstituição da vazão natural afluente aos aproveitamentos hidroelétricos da central. Nesse sentido, é necessário retirar o efeito da evaporação líquida sobre o espelho de água formado pelo reservatório para realizar o cálculo correto e preciso do balanço hidráulico. Convém mencionar que esta medida é essencial para o planeamento e a gestão das centrais e, consequentemente, da geração de energia elétrica.
A importância de conhecer o Balanço Hidráulico
O conhecimento do balanço hidráulico nos processos do ciclo hidrológico possibilita:
- Classificar o clima de uma região.
- Identificar os períodos secos e húmidos de uma localidade.
- Reconhecer os períodos ideais para a colheita, irrigação, manejo do solo e outras práticas da agricultura.
- Estimar o potencial hídrico de uma região.
- Medir a evaporação de lagos e represas.
- Conhecer o comportamento das bacias hidrográficas.
- Considerar as perdas de água num sistema de abastecimento.
- Conhecer os efeitos causados pelo homem sobre o meio ambiente.
- Reconhecer as necessidades de uso da água e a disponibilidade hídrica.
Deste modo, percebe-se que o balanço hidráulico contribui de forma primordial para a melhor gestão e racionalização do uso dos recursos hídricos.